A
empresa AURORA ALIMENTOS/SC, foi visitada pelos professores e alunos da EEF
João Paulo I no dia 13/10/2014. Durante essa visita houve explanação sobre a
parte social da AURORA e dentro dessa parte, desenvolve-se o Programa A LUPA. Este programa visa
melhorar o ambiente de trabalho, atingir os objetivos da qualidade Aurora,
mantendo a competitividade da empresa. Além disso, o programa promove o
bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho, na família, na sociedade e
elimina desperdício. Ele faz as pessoas mudarem hábitos e costumes, favorecendo
o trabalho em equipe.
O conceito A LUPA, significa:
Arrumação, Limpeza, Utilização, Padronização e Autodisciplina, teve origem nas
5 palavras japonesas: ao 5s:
1 -
SEIRI;
2 -
SEITON;
3 -
SEISO;
4 -
SEIKETSU;
5 - SHITSUKE.
1-UTILIZAÇÃO
(SEIRI): Separar o
que é necessário, do que é desnecessário, dando um destino ao que não tinha
utilidade.
2-
ARRUMAÇÃO (SEITON):
Organizar e simplificar.
3-
LIMPEZA (SEISO):
Manter limpo.
4-
PADRONIZAÇÃO (SEIKETSU):
Zelar e manter o ambiente limpo e organizado.
5- AUTODISCIPLINA (SHITSUKE): Para que o programa funcione é
preciso ter autodisciplina.
Notamos que ter disciplina é,
também, exercitar a criatividade, comunicar-se com os colegas, compartilhar
ideias e valores e que o PROGRAMA A LUPA, pode ser implantado em todos os
lugares onde queremos melhorar o aspecto, manter a limpeza, trabalhar e viver com
organização, enfim viver melhor. Percebemos que o mesmo deu certo, pois
passamos por todos os departamentos tanto internos, quanto externos, bem como
casas, comunidades, bairros e municípios ao redor da empresa. O sucesso foi
comprovado e aprovado por nós visitantes e pelo meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário