terça-feira, 19 de maio de 2015

Projeto interdisciplinar: Educação para o Trânsito

Educar para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, torna-se necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar, na qual a família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade.
Os organismos que vem fazendo educação para o trânsito, vêm buscando textos, materiais, livros, jogos e filmes que venham a operacionalizar ações educativas para um trânsito seguro. Esta grande produção de materiais tem ocupado espaço de ações educativas para o trânsito em escolas e outras instituições, que visam através das atividades realizadas, amenizar os riscos e a grande incidência de acidentes de trânsito da sociedade brasileira.
Com base nisso, a Escola João Paulo I, busca por meio do desenvolvimento deste projeto, construir um espaço de interações e planejamento de atividades que envolvam situações-problema, buscando justificar que a diminuição dos acidentes de trânsito se dá através de um processo de conscientização educacional, que dê preferência à vida, propiciando aos alunos e demais indivíduos envolvidos, pensar e alterar a sua prática enquanto ciclista, pedestre, motorista ou motociclista.
 Por fim é de grande importância o envolvimento de escolas, entre outras instituições governamentais, ou não, com ações de Educação para o Trânsito, que, longe de vir a tornar-se uma imposição, propõe-se a ser um norte, um elemento gerador de ações a qual congregará todos os que já trabalham com a Educação para o trânsito e buscará contaminar os que ainda não o fazem.

Com base nisso optamos por trabalhar esse assunto em três momentos:


1ª Etapa: Apresentação do projeto Educação para o Trânsito a todos os alunos de 6º a 9º ano.
 2ª Etapa: Trabalho em sal de aula em forma de conteúdo, cartazes, pesquisas e outras atividades...

3ª Etapa: Oficina interdisciplinar do Trânsito, com atividades práticas, palestra e para finalizar um Quiz do Trânsito.

Os professores e alunos puderam participar de diversas dinâmicas e atividades que podem ser repassadas aos estudantes e trabalhadas em sala de aula, além de trocar experiências entre si Esta é uma metodologia que pode fazer com que o assunto trânsito interaja com todas as disciplinas da fase escolar. “Trata-se de um projeto educativo que a médio e longo prazo certamente trará efeitos para o trânsito”.








   


     














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