segunda-feira, 8 de julho de 2013

Capoeira




Na última sexta-feira aconteceu uma amostra da modalidade de Capoeira em conjunto com o convite para a criançada participar do projeto da modalidade, no PETI. Foi um momento de descontração e muito divertimento para os alunos e professores. Segue alguma informações sobre a modalidade.


A capoeira surgiu pela necessidade de uma resposta aos maus tratos que os negros escravos sofriam, antes do surgimento de palmares, que contribuiu muito para o desenvolvimento deste povo e a conquista de seus objetivos.
Juntando movimentos, "golpes", de alguns animais os negros desenvolveram uma espécie de luta. Haja vista, os mesmos não terem nenhuma condição de contar com o uso de arma-de-fogo para se defenderem. Com a técnica da capoeira já desenvolvida, que na época se limitava a alguns golpes, os negros passaram a se reunir e planejar momentos de fuga. Nas senzalas, os negros camuflavam a capoeira e quando os senhores de engenho ou capitão do mato se aproximavam fingiam estar festejando em uma roda formada por eles, onde cantavam e faziam acrobacias.
Com a "libertação" dos escravos, em 1888, muitos não tinham para onde ir e ficaram vagando sem perspectivas de vida. A solução foi subir para os morros e lá, trataram de construir o seu teto para morar. A falta de alimento fazia com que os negros praticassem pequenos furtos nas redondezas. 
Os capoeiras, usando de suas habilidades, passaram a introduzir instrumentos na capoeira e formavam uma roda, onde tocavam e se apresentavam em troca de alguns trocados para sua sobrevivência. Com o tempo, os instrumentos viraram parte importante em sua evolução em momentos tais como: Apresentações, eventos e até mesmo nos treinamentos.
Os instrumentos acabaram por ter regras nas rodas de capoeira, virando acessório fundamental para o acompanhamento da luta.
Ao contrário que muitos pensam, a capoeira NÃO É DANÇA, ela e desenvolvida através de ginga, que é nada mais que uma troca de base, com o gingado do corpo (característica que ajuda a enganar o adversário).
Capoeira é luta, porém, assim como sua origem, em momentos de festa ela é praticada com instrumentos e cânticos, promovendo alegria e bem estar para quem a pratica ou para quem assiste esta arte de nome CAPOEIRA.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário