sexta-feira, 5 de julho de 2013

CONAE na Escola



A Escola de Ensino Fundamental João Paulo I, realizou no dia 24/04/2013 a CONAE na Escola, no turno matutino com alunos de 7º ano, 8ª série, professores, funcionários, direção e representantes de pais. O eixo escolhido foi o VI.

A pauta da programação foi a seguinte:

1º momento: Recepção do público presente e explanação através do Powerpoint pela ATP Teresinha e o diretor Celso Sordi, sobre o que é a CONAE? 
 


2º momento: Apresentação Artística realizadas pelos alunos com a música: Pra ser feliz do cantor Daniel, na qual foram usados temas retirados do texto base sobre a Conferência Nacional da Educação.



 

3º momento: Como já havia acontecido previamente os alunos foram divididos em 5 grupos com um professor coordenador como responsável. O Eixo IV foi dividido em 5 sub temas para a partir disso levantar novas propostas ou incrementar as demais.

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

Grupo 5


4º momento: Retornando ao grande grupo, os alunos apresentaram as propostas levantadas ao demais participantes.




5º momento: Escolha dos representantes que irão participar da CONAE intermunicipal dia 08/05/2013 em Quilombo/SC. (Delegados e suplentes).

Representantes de pais

Professores

Representantes dos Alunos


Propostas apresentadas na CONAE na Escola:



Propostas


Responsabilidade

União

Estado


Município
1.16. Reestruturar leis que permitem o avanço de alunos para séries sub seqüentes sem possuir o conhecimento necessário.

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2.22. Revitalizar os laboratórios de ciências com equipamentos e pessoal especializado para suprir as necessidades da escola.


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2.23. Possibilitar o acesso a cursos específicos (Libras, Braille...) a nível de emergência nas áreas de Educação Especial para educadores do Ensino Regular.


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3.11. Possibilitar o acesso a cursos superiores pela nota do ENEM aos alunos que cursaram o ensino médio em escolas filantrópicas. Tendo em vista que o MEC, reconhece apenas escolas públicas e particulares.

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3.12. Assegurar o acesso a cursos superiores, usando como critérios a avaliação do ensino médio.

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3.13. Ofertar cursos de graduação em escolas familiares/rurais, nos municípios cuja economia seja agrícola.

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4.7. Realizar testes de sondagem no início do ano letivo, para que a partir destes possam ser levantadas estratégias que melhorem o processo ensino aprendizagem.

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4.8. Proporcionar estrutura física e novas modalidades esportivas ( natação, capoeira, ginástica aeróbica...) nas aulas de Educação Física.

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4.9. Garantir a existência de laboratórios de pesquisa (ciências, matemática, tecnológico, lúdico...) em todas as Unidades escolares e em todos os níveis de ensino que se fizer necessário.

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5.23. Incrementar com psicólogos e psicopedagogos o quadro de funcionários nas unidades escolares,
para atender as necessidades dos crianças.



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5.24. Garantir através de lei municipal que empresas adotem escolas dentro do seu município a fim de ajudar a garantir recursos para compra de materiais, viagens e outras especificidades, bem como apoio a jogos, projetos, áreas de lazer disponibilizando auxílio financeiro para construção de quadras esportivas, piscinas, etc.


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Outras propostas fora do eixo IV





1. Estabelecer número máximo de alunos por sala, de acordo com os níveis e modalidades de ensino, sendo;
Sugestões:
Educação infantil máximo 10 alunos por turma;
Fundamental 1º e 2º ano, máximo 15 alunos;
Fundamental 3º ao 5º ano, máximo 20 alunos;
Fundamental 6º ao 9º ano máximo 25 alunos
Ensino médio máximo 30 alunos por turma.


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2. Diminuir a rotatividade de professores nas escolas.

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3. Fortalecimento da Coordenação Pedagógica; Resgate da Orientação Educacional nas escolas.



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4. Definir um plano de carreira; para os trabalhadores em educação.




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5. Exigir que recursos cheguem no tempo certo à escola (material didático).


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6. Escola abrir-se à comunidade e à cidade, tanto no sentido de disponibilizar o uso de seus espaços, quanto de se deixar tocar pelas necessidades sociais.


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7. Utilizar espaços públicos para formação dos educandos (bibliotecas, museus, cinemas, teatros, exposições, empresas, parques, etc.).



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Avaliação

Pontos positivos da CONAE na Escola:

- Ótima participação dos alunos, pais, professores, funcionários e demais envolvidos;
- Cumprimento do exercício de cidadania;
- Democratização da Educação;
- Esclarecimentos e aprendizagem sobre o PNE e o SNE;
- Participação da sociedade...

Pontos negativos da CONAE na Escola:

- Falta de apoio pedagógico sobre os temas estudados; não houve preparação para os que pensaram a CONAE na escola. O evento foi realizado apenas com excesso de informações repassadas por e-mail, quando deveríamos ter sentados e estudado previamente o assunto.









 

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