quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Diversidade Religiosa

Oficina: Diversidade Religiosa

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem  aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
Nelson Mandela

O respeito à diversidade é um dos valores de cidadania mais importante, sendo fundamental valorizar cada pessoa, independente de qual religião pertença, tendo consciência de que cada um teve e tem sua contribuição ao longo da história.
A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) em seu art. XVIII:
“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou particular.”
(Nações Unidas, 1948.)
A própria Constituição Brasileira (1988) em seu art. 5º, inciso VI diz: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.” (BRASIL, 1998, P.5).
A liberdade religiosa diz respeito ao direito tanto na escolha de determinada convicção ou tradição religiosa quanto o de não proferir religião alguma. A laicidade do Estado se institui como mecanismo democrático, pressuposto e garantia da liberdade de religião, filosofias, crenças, opiniões e convicções e de que todas as religiões possam conviver em igualdade.

É preciso cuidar para que não seja realizado dentro da escola discriminação quanto as diversidades religiosas existentes mantendo equilíbrio e imparcialidade, em busca de uma educação de qualidade. Pensando nisso, organizamos uma Oficina sobre Diversidade Religiosa com ajuda de alguns alunos e a presença de um membro da sociedade designado para dialogar sobre o assunto e contar sua própria experiência de vida, nos turnos matutino e vespertino. O escolhido foi o Senhor: Claudimir Machado, que proferiu uma pequena palestra sobre os seguintes assuntos: Comportamento, família, drogas, violência, tatuagem, crenças e Deus. Houve muitos questionamentos e curiosidades por parte dos alunos e também dos professores. Em seguida o mesmo deu um show gospel para todos os presentes, que foi muito aplaudido. Todos acharam muito proveitoso, e agradeceram a presença do mesmo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário