Tem por objetivo a divulgação e produção de
conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos
quanto à Diversidade, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos
comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de
identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
Encaminhamentos:
Diversidade Etnico-Racial e
Cultura Afro-Brasileira e Africana
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Diversidades de gênero
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Quilombolas
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Diversidades do Campo
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Diversidade Indígena
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Necessidades Edu Especiais
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Ciganos
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Diversidades Sócio-Econômica e
Cultural
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Imigrantes em Santa Catarina
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Outros
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Diversidades Religiosas
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Ações Afirmativas.
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Uma proposta curricular voltada para a
cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na
sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preconceitos, é a
ética que norteia e exige de todos à superação do preconceito e da
discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia é a de
promover os princípios étnicos de liberdade, dignidade, respeito mútuo,
justiça, solidariedade, dialogo no cotidiano. Além disso, encontrar formas de
cumprir o princípio constitucional de igualdade. Este exige sensibilidade para
a questão da diversidade e ações decididas em relação aos problemas gerados
pela injustiça social.
Objetivos gerais:
Participar na construção da identidade dentro das
diversidades a partir de temáticas que visem à superação das desigualdades.
Tem
por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes,
posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à Diversidade,
tornando-os capazes de interagir e de negociar
objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e
valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
Aplicação
do conhecimento.
Exposição
de produções dos alunos;
Estudos
em sala de aula;
Discussão
e debates coletivos;
Apresentação
de músicas, danças, instrumentos musicais, máscaras;
Declamação
de poesias;
Contação
de histórias;
Poemas,
versos;
Apresentação
de teatro;
Relato
de experiência de vida;
Exposição
de objetos antigos (fotos, utensílios domésticos, peneira, pilão, outros...)
Visita
à casa da cultura e APAE;
Documentários;
Filmes;
Confecção
de mural;
Pratos
típicos (Torresmo, canjica, feijoada...)
Outros...
Viabilização de
um espaço para rodas de conversa (senzala, biriva...)
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